quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Como Restaurar o Windows

Problema 1: - Necessita restaurar o seu Windows para uma altura que tem a certeza que estava a funcionar correctamente. O que precisa saber: 1. Terá que ter o Windows XP ou Vista para usar o Restore. 2. Como chamar o restore: Iniciar -> Executar -> RSTRUI

No Windows Vista poderá entrar ainda pelo arranque do sistema, quando reiniciar o PC, após os POST (Power-On Self Test), pressionar a tecla F8 e seleccionar a opção "Ferramentas de Restauro do Sistema", após a introdução de uma password de Administração do PC poderá optar por uma das opções na imagem:

Startup Repair - Verifica, Localiza e corrige os arquivos de arranque do sistema. Rectificando simples falhas bem conhecidas como a do "ntdll.dll"

System Restore - Descrita ainda neste Post.

Windows Complete PC restore - Nesta opção poderá restaurar um Backup Completo do PC criado com o Utilitário de Backups que vem com o Windows Vista.

Windows Memory Diagnostic Tool - Utilitário que verifica a memória, por erros de paridade e outros, podendo certificar-se se a mesma se encontra avariada.

Command Prompt - Poderá com esta opção, e sem ter que carregar o sistema operativo inteiro efectuar todo o tipo operações no seu disco em DOS.

Esta ferramenta (o System Restore) é das mais úteis que ja usei, e quando termina com sucesso, é uma solução que funciona mesmo, pode ser usada para retornar problemas criados por causa de virus, worms e outros problemas criados pela instalação de software, retroceder a instalação Completa de Service-Packs do Sistema Operativo, entre outros. Costumo usar esta opção como opção de ultimo recurso quando tudo o resto falha, pondera-se a gravidade do problema versus a potencial perda das acções efectuadas durante todo o tempo até à data a seleccionar para restauro como sendo a data em que efectivamente se tem a certeza que o problema não sucedia.
3. O que será substituido:
- Ficheiros de Sistema serão repostos caso tenham sido alterados até à data seleccionada do restore.
- Alterações na registry que tenham sido sofridas até à data seleccionada do restore.
- Instalações de software serão desinstaladas caso tenham sido efectuadas durante o tempo contido na data do restore.
4. O que não será alterado: Ficheiros dos Utilizadores contidos nos Meus Documentos e directorias que não sejam de sistema.
5. Em caso do restore der erro e não tiver sucesso: Pode tentar novamente efectuar o restore, tenho tido muito mais sucesso a efectuar o restore em modo de segurança. Para activar o modo de segurança deverá reiniciar o Computador e após os testes de memória e de bios pressione em F8 antes do Windows Iniciar, e seleccionar a Opção Iniciar em Modo de Segurança. Uma vez em modo de segurança chame o restore como descrito no 2.

6. Restaurar Backups, efectuar Backups, resolver problemas com Worms, recuperar a password do windows e outros problemas que quer resolver em off-line (sem iniciar o Windows):
- Pode usar CD MultiBoot (http://utilsmultiboot.blogeasy.com/) que ja se encontra na versão 6.0, este CD contém utilitários de todos os tipos e é um CD realmente para profissionais.

7. Estender a sua Partição (aproveito a menção anterior para falar um pouco deste tema);
- Pode usar o CD anterior para fazer isto no Windows XP ou outro Windows, mas o Windows Vista ja tem esta opção no seu gestor de disco (Iniciar -> Painel de Controlo-> Ferramentas Administrativas -> Gestão de Computador, ou ainda: no Desktop (click-rato direito) no Meu Computador e seleccionar Gerir, e aí procurar por: Gestor de Discos) , deverá usar esta opção com cuidado, garantindo que a partição que quer eliminar está vazia para não correr o risco de perder dados.
- O que é uma Partição e para que quero estender a mesma?
R: Uma partição é onde se encontram os seus dados todos, normalmente é conhecida como "C:" poderá existir uma partição secundária "D:"que é normalmente criada quando o sistema operativo é instalado, no entanto costumo juntar o espaço todo numa só partição, para não andar a gerir duas drives separadas e o seu espaço vazio. A drive "C:" nunca deve ficar cheia pois normalmente é a partição do sistema operativo e na qual quererá instalar software, e mesmo que instale o software na "D:" deverá sempre existir espaço na "C:" para DLLs e configurações na registry e outras...
- Como estender a Partição: no Vista terá que apagar a secundária "D:" e na primária "C:" seleccionar a opção do menu de (click-rato direito) expandir. Siga as instruções e seleccione as opções que pretender. Basta usar todo o espaço que sobrou depois de ter apagado a drive "D:", e está feito.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial