domingo, 27 de janeiro de 2008

O Problema no Touchscreen do Portatil

Pois vindo o menino novo cá para casa ja estava com problemas com ele, é um Portatil HP tx1000, com o Windows Vista, carregadinho de tecnologia... é bonito, mas... Bolas tem sempre um mas...

HP TX 1000 + Windows Vista

Problema 1:
- A WebCam não funciona com o Messenger, na Configuração de Audio e Video, a imagem fica preta e sem imagem.

Experiencias frustradas:
- Tentar repor os drivers de fabrica através do restauro da HP. Cupidazul
- Tentar repor a instalação de fabrica do Messenger. Cupidazul
- Tentar instalar / desinstalar a versão actual, instalar antigas versões do driver, instalar as ultimas actualizações do driver e até pedir testfixes à Microsoft. Cupidazul
- As suas experiencias ficam aqui... (para isso adicione um comentário)


Soluções iniciais:
1- Instalar driver Chicony_Driver
(Usem todos os passos descritos em: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=149463)

Soluções testadas e a funcionar:
- Instalar driver ChiconyDriver (Comigo funcionou Cupidazul)
- A sua solução fica aqui... (para isso adicione um comentário)

Problema 2:

O TouchScreen desajustado, 1/2 parte esquerda do LCD o toque com a caneta com um desvio de 2mm aprox., os 2mm do Bordo direito do LCD não alcançáveis com a caneta.

Experiencias frustradas:
- Calibrar o Touchscreen [Iniciar -> Painel de Controlo -> Definições de Tablet PC -> Calibrar (na barra Geral)]
- Instalar outro software de calibração da Penmount que não faz mais que chamar a solução testada e a funcionar.
- Pode também encontrar um calibrador na Internet All_In_One_2k_XP_Vista_4.3.8.4913, no entanto nos testes que fiz não tive tanto sucesso nos resultados, não tendo ficado o touchscreen tão bem calibrado quanto com a opção descrita no "Soluções testadas e a funcionar". Tive ainda problemas com o driver que ficou no sistema mesmo depois de desinstalar o software, o que fiz para resolver esse problema vem no número "Como Restaurar o Windows".

Soluções testadas e a funcionar:
- Depois de muito investigar descobri que se pode activar manualmente a Calibração via command-line, basta ir:
Iniciar -> tabcal (escrever na caixa Iniciar Procura)

Descobri também que o "tabcal" pode ser parametrizado:
tabcal lincal novalidate XGridPts=5,175,512,849,1062,1275 YGridPts=4,137,300,463,630,796

(após calibragem fazer logoff ou restart para aplicar as configurações)

As Opções XGridPts e YGridPts foram testadas para criar uma grelha ao invés de criar apenas um rectangulo, testei ainda com algumas variações mas esta configuração funcionou melhor para a resolução que tenho 1280x800.

Devo notar que apaguei as definições que tinha no Registry antes desta última Calibragem, quer para o User quer para o LocalMachine, nunca sem antes exportar uma cópia do registo:

\CurrentUser\ControlPanel\TabletPC\LinearityData
\LocalMachine\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TabletPC\LinearityData
(right-click em cima da "pasta" LinearityData e delete)

E os pequenos desvios da caneta foram resolvidos, agora onde toca a caneta o rato segue. Só tenho pena que a Microsoft não tenha feito um Calibrador melhor, ou pelo menos que desse estas opções aos utilizadores, pouparia muito trabalho aos utilizadores uma vez que alguns ja trocaram PCs ou mandaram para reparação, por causa de um problema que tem solução.

Problema 3:
- boscatto: "o erro continua pois nao aparece nada para ser calibrado":

P.S.: Após redigir esta solução verifiquei que o seu HP TX 1210 US não possui touchscreen.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68292658-hp-tx-1210-us-turion-x2-19-ghz-2gb-ddr2-160-gb-sata-_JM

Bom, aqui fica a resposta no entanto, pode vir a ser útil para algém:

R: Deverá existir no seu Windows Vista o ficheiro "c:\windows\system32\tabcal.exe", se tem um touchscreen deverá aparecer o programa de calibração. Se o mesmo não aparece, deve aparecer um erro a dizer que não é possível executar ou algo assim(sff. deixe comentário com erro), o que de facto ja me aconteceu, isto tem a haver com o driver não ser o original (Driver do Vista para tabletPC), indo ao Gestor de Dispositivos(Iniciar->Painel de Controlo->Ferramentas Administrativas->Gestão de Computadores[Gestor de dispositivos]) poderá verificar se o driver se encontra em: Rato->"Synaptics PS/2 Port TouchPad" a minha versão é (10.0.13.2) para ver a versão faça duplo-clique, clique na barra "Controlador".
Se não tiver esse driver, aconselho a desinstalar o mesmo(junto com o software adicional se é que o instalou) e depois poderá usar o Restauro do Sistema, explicado no nosso nº "Como Restaurar o Windows", ou poderá usar o restauro da HP.
O Restauro da HP tornou-se uma ferramenta fundamental uma vez que nele poderá restaurar para além do sistema todo, selectivamente restaurar Dispositivos, Software ou chamar o restauro do windows.
Encontrá-lo é facil Iniciar->Recovery Manager->Recovery Manager, seleccionar "Sim" na opção "recuperar programa de gestão" e irá encontrar na lista o seu "Synaptics Touchpad Driver".
Ja experimentei este processo com sucesso em outros drivers.

Se tem esse driver e se tem um HP com touchscreen, e não consegue de facto pressionar com a caneta e fazer com que o rato mexa, aconselho-o a ligar para o nº da HP de assistência técnica 808 201 492 (Portugal), uma vez que deverá ser um problema de Hardware avariado, como se deslocam até sua casa, basta esperar que um técnico lhe substitua a touchscreen.

- O seu problema fica aqui... (para isso adicione um comentário)

8 Comentários:

Às 27 de março de 2008 às 20:41 , Blogger Boscatto disse...

amigo espero que me ajude li oque voce escreveu e fiz igual mas o erro continua pois nao aparece nada para ser calibrado, tme algum drier para a tela que eu tenha que instalar para ela funcionar meu not HP TX 1210 US

 
Às 9 de junho de 2008 às 22:33 , Anonymous Anónimo disse...

Valeu! resolveu em pelo menos 90% no meu tx2000!

André Sant'Anna

 
Às 11 de junho de 2008 às 10:24 , Blogger cupidazul disse...

Olá amigo, se resolveu a 90% esta quase bom, mas e daí os outros 10% é algo que possa ajudar?

Cupid@zul

 
Às 6 de agosto de 2008 às 00:18 , Blogger Unknown disse...

No meu tx2110
resolveu muita coisa tambem, sera que teria como voce fazer uma parametrização com mais pontos na area inferior? essa foi a unica area que ficou imprecisa. obg

 
Às 7 de agosto de 2008 às 09:53 , Blogger cupidazul disse...

Fico satisfeito de saber que têm resolvido também os vossos problemas, de facto o TABCAL pode ser alterado por vocês para incrementarem como quiserem os numeros de pontos a testar, claro que, quantos mais pontos adicionarem mais tempo ficarão a realizar o teste, o que se pode tornar entedioso, como tinha sido descrito o tabcal era assim:

tabcal lincal novalidate XGridPts=5,175,512,849,1275 YGridPts=4,137,300,463,796

na realidade os valores que definem a grelha podem ser acrescentados, alterados, etc... a belprazer, no entanto esses valores foram os que após vários testes se verificaram como sendo os ideais, no entanto dado o pedido do Sr. Aloysio envio-vos agora com mais uns pontos na parte inferior do ecrã, o que fiz foi apenas adicionar 1 ponto intermédio entre o último e o penúltimo X e Y da grelha:

tabcal lincal novalidate XGridPts=5,175,512,849,1062,1275 YGridPts=4,137,300,463,630,796

Na realidade, nao sei bem como sucedeu isto, estava de facto a faltar uma linha no tabcal, assim, vou alterar o post inicial para esta nova configuração, os nossos agradecimentos ao aloysio por ter notado isso mesmo, depois digam-nos como funcionou para vocês...

Cupid@zul

 
Às 7 de agosto de 2008 às 19:54 , Blogger Unknown disse...

cupidazul muito obrigado, voce foi muito eficiente.agora, eu estou com um pequeno problema no meu windows vista home premium nao tem essa chave de registro:CurrentUser\ControlPanel\TabletPC\LinearityData
dentro de tablet pc, nao possui o linearitydata,porem , aqui tem : \LocalMachine\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TabletPC\LinearityData
voce tem ideia do que pode ser?

 
Às 7 de agosto de 2008 às 23:34 , Blogger cupidazul disse...

Olá aloysio, de facto deixei as duas chaves de registro onde apaguei o LinearityData:

\CurrentUser\ControlPanel\TabletPC\LinearityData
\LocalMachine\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TabletPC\LinearityData

Se o seu utilizador actual (CurrentUser) não tem a chave significa que o estará a carregar automaticamente durante o arranque directamente do LocalMachine...

Isso não será um problema no seu windows vista premium, será normal.

Espero ter sido util.

Cupid@zul

 
Às 3 de agosto de 2009 às 16:07 , Blogger Unknown disse...

Help, o tabcal novalidate permitiu a calibragem, gravou o registro mas nao funcionou, sumiu o cursor do touch screen, antes ficava preso na margem esquerda. Alguem teria um Tx1410 com Windows Vista pra exportar o registro LinerarityData e disponibilizar pra download?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial